terça-feira, 24 de agosto de 2021

Educação à distância

No decorrer da Pandemia de Covid-19, houve um crescimento bastante expressivo do ensino online. A modalidade de educação à distância (EAD) cresceu rapidamente, exigindo do estudante muito mais comprometimento, disciplina e organização, além de ser vista como uma ótima opção pelo mercado de trabalho. Diante do “novo normal” e da necessidade de adaptação, a resistência ao ensino online foi vencida por essa terrível crise sanitária e humanitária. Atualmente, estudar e trabalhar de casa se tornou uma realidade, jamais antes imaginada, ajudando até a driblar a crise econômica.

"A educação não tem preço. Sua falta tem custo." (Reprodução internet)

As aulas online foram adotadas em todo Brasil no período do isolamento social. Diversos setores da sociedade precisaram se adequar e por causa da Pandemia do Novo Coronavírus passaram por sérias transformações. As aulas foram interrompidas em todas as modalidades de ensino, as instituições necessitaram buscar novas possibilidades e a opção encontrada foi a ampla adesão a educação à distância. Estudantes tiveram que incluir aulas online na rotina, tornando a EAD uma prática comum, tanto na educação básica quanto no ensino superior e em outras modalidades.

A educação infantil e o ensino fundamental são etapas do ensino que costumavam ser integralmente presencial e por essa razão, foram as que mais sentiram os impactos e as consequências. Os professores precisam se desdobrar para produzir conteúdos interessantes que possam prender a atenção dos alunos através das vídeoaulas. Como o ensino EAD começou de forma repentina quando surgiu a Pandemia, os profissionais da educação precisaram se adequar urgentemente, e muitos deles ainda não se sentem preparados para dar aulas online.

Nos últimos anos, a relevância da internet só se fortaleceu no contexto social, sendo capaz de unir aspectos importantes da vida, como: comportamento, comunicação, consumo, educação, informação, trabalho e transporte. E como a Pandemia promoveu mudanças na nossa vivência, acabou provocando alterações no vínculo que temos com a web. Ela aprofundou ainda mais a conexão entre o trabalho e a internet, quando muitas empresas adotaram e aprovaram o trabalho remoto, escolas e universidades foram pelo mesmo caminho, utilizando a rede como alternativa para dar continuidade ao saber.

Nós tivemos que nos adaptar rapidamente às mudanças e aprender a conviver com essa rotina acelerada de videoconferências. O estudo à distância é qualquer tipo de mediação didático-pedagógica que utilize tecnologias de comunicação e informação, sendo aplicada com espaço e/ou tempo diferentes, no contato entre alunos e professores. A modalidade surgiu no começo do século XX com cursos de qualificação profissional e antes das redes digitais, os cursos eram administrados através de correspondência, rádio e televisão.

Antigamente, a EAD era um mecanismo utilizado para o acesso à educação, ao letramento e à inclusão social dos adultos, depois começou a ser ofertado cursos para o nível fundamental e na década de 1970, para o nível superior. O ensino à distância é um exemplo de que a sociedade caminha para a convergência digital, é um modelo que facilita o rendimento e se encaixa em qualquer estilo de vida. Apesar de todos os benefícios, não são todas as pessoas que conseguem se adequar às metodologias aplicadas na modalidade de ensino à distância.

É fundamental compreender a importância de se ter empatia nesses tempos difíceis que estamos vivendo, até porque, nem todas as pessoas possuem as ferramentas necessárias para desenvolver atividades à distância. Por causa das dificuldades, aliadas aos problemas provocados pela Pandemia, estão ocorrendo muitas consequências negativas para a saúde mental dos indivíduos, que desenvolvem até quadros de ansiedade e depressão. Para evitar a estafa mental, cuide da saúde física, psicológica e principalmente, respeite os seus limites.

@marciamacedostos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...