terça-feira, 27 de setembro de 2022

Empreendedorismo

Empreendedorismo é o método de atividade que elabora novos negócios ou mudanças em empreendimentos já existentes. Esse termo é muito utilizado no meio empresarial e geralmente está relacionado com a formação de empresas ou novos produtos, tais movimentos podem envolver inovações e riscos. Empreender é a capacidade que determinadas pessoas desenvolvem, cujo objetivo é identificar problemas e oportunidades, assim conseguem criar soluções e aplicar recursos na constituição de algo positivo para a sociedade.

Ideia + Inovação + Necessidade = Empreender. (Reprodução internet)

Qualquer movimento que consiga provocar transformações reais e gerar impacto na rotina das pessoas, seja um negócio ou um projeto qualquer, é considerado empreendedorismo. Esse termo é cada vez mais utilizado para definir indivíduos capazes de identificar problemas, oportunidades e descobrir soluções inovadoras. O empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Um empreendedor não é, necessariamente, um empresário, mas ele precisa ter algumas qualidades e desenvolver habilidades para alcançar o sucesso.

Um empreendedor é aquela pessoa que faz, toma atitude e sai da zona de conforto e parte para a ação. Ele usa a criatividade e se torna um realizador, transformando crises em oportunidades, e em se tratando disso, brasileiro é especialista. No Brasil, o desemprego é o principal fator que leva o cidadão a pensar em abrir um negócio próprio. Nosso país também bateu recorde, com o maior número de novos autônomos nos últimos anos. O uso da tecnologia aliado à potência da internet só aprimora a capacidade que as pessoas têm de se reinventar.

O número de microempreendedores cresceu de forma significativa no Brasil, mas, ninguém nasce sabendo empreender. É necessário aliar contato social e estudos, descobrir características e talentos na própria personalidade e buscar fortalecer isso. Um possível caminho é encontrar contatos e referências que possam influenciar positivamente na arte de empreender. O empreendedor é um ser social e para obter sucesso nessa empreitada, precisa ter um perfil autoconfiante, corajoso, persistente, resiliente e otimista.

Autoconfiança - Acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. O empreendedor autoconfiante costuma arriscar mais.

Coragem - Sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas faz entender a possibilidade de falhar.

Persistência e resiliência - Motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

Otimismo - É importante não confundir o otimista com o sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos e isso inclui promover mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.

Quem possui essas características sai em vantagem, mas se uma ou mais delas não fizer parte do seu perfil, não se desespere, você pode adquirir, aprender a desenvolver as qualidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso. É fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios. Defina o ramo de atividade que deseja atuar; ofereça uma diferenciação, o cliente precisa ter uma motivação para escolher você; escalar e identificar quais ações pode tomar para atender o mercado; conversar com especialistas, como o Sebrae por exemplo.

@marciamacedostos

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Viajar é viver

Viajar é trocar a roupa da alma! Se existe coisa melhor do que viajar, eu desconheço. Não há nada melhor do que conhecer lugares, descobrir histórias e aprimorar o conhecimento, aliás, está ai a única coisa que ninguém será capaz de tirar de nós: o aprendizado. E vamos combinar? Nada melhor do que aprender vivendo. Viajar ajuda a abrir a mente e ampliar os horizontes, ensina muito mais do que qualquer escola. Na prática, é possível aprender história, geografia, outras línguas no caso de viagens internacionais e o mais importante de tudo, nos tornamos mais humanos.

A vida é curta e o mundo é grande. (Arquivo pessoal)

Gosto de visitar belezas naturais, lugares que possuem uma natureza estonteante e regiões históricas com construções antigas e significativas. Quem dera eu pudesse viajar mais, pois faço bem menos do que gostaria. Viagens internacionais me provocam desejo, acompanho muito quem faz turismo por esse mundo afora, só que, conhecer mais o Brasil é o meu sonho de consumo. Deus me permita realizar esse sonho! É importante partir para uma viagem de coração aberto, disponível para se surpreender e disposto a absorver e respeitar as singularidades de cada lugar.

Viajar enriquece a alma e o coração! Em cada viagem que faço, procuro encarar como uma oportunidade de voltar diferente e tento conquistar coisas boas, compreender culturas e costumes para elevar a minha compreensão sobre o mundo. Todo esse aprendizado me faz crescer e desenvolver novas habilidades. Afinal, investir em experiências é melhor do que em coisas. Ser é muito melhor do ter! Sair da zona de conforto te faz querer se desafiar cada vez mais, mas, para isso é necessário se despir de todo preconceito e julgamento, e se vestir genuinamente de respeito.

Podemos trazer muitos benefícios para o corpo, a mente e as emoções quando viajamos, por exemplo: recarrega as energias, refresca as ideias e melhora muito a saúde. Isso eu posso garantir, e olha que eu não viajo tanto quanto gostaria, infelizmente. Mas, se a gente tiver um espírito curioso (no bom sentido da palavra), aventureiro e desbravador, em qualquer lugar que for, seremos capazes de descobrir coisas novas e enxergar o belo na simplicidade. Você pode visitar um lugar por várias vezes, nem precisa ser longe, mas em todas elas vai encontrar novidades.

Viajar nos faz viver mais e melhor; ajuda a relaxar e a manter a mente e o corpo saudáveis; a gastronomia pode ser um presente para o organismo; aumenta a capacidade cognitiva; auxilia a saúde mental e física; desenvolve novas habilidades; diminui o risco de um ataque cardíaco; melhora a autoestima; possibilita uma fuga sadia da realidade; promove o autoconhecimento e o amor próprio; reduz bastante o estresse e a ansiedade; renova o ânimo... Tudo isso nos faz estimular em nós o hormônio da felicidade e do bem-estar.

São muitas as vantagens que podemos ter quando decidimos aproveitar, no real sentido da palavra, uma viagem para o campo ou a cidade, perto ou longe, cara ou barata. Os neurotransmissores aumentam a produção de substâncias ligadas ao prazer, como dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina. Então abra o coração, enxergue com os olhos da alma a beleza de cada lugar que visita, mesmo que seja um passeio pela sua própria cidade, conheça a história da região onde mora. Acredite, é enriquecedor e a beleza está nos olhos de quem vê! Eu sigo praticando.

@marciamacedostos

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...