terça-feira, 15 de junho de 2021

Curiosidades do dia dos namorados

O dia dos namorados é uma data comemorativa que celebra a união amorosa entre os casais apaixonados, em alguns países, a data é conhecida como o dia de São Valentim. Há lugares que usam esse dia para externar o afeto entre os amigos, sendo habitual a troca de declarações e presentes bem carinhosos. A maioria dos países comemoram o romantismo em 14 de fevereiro, aqui é celebrado em 12 de junho, por ser véspera do dia de Santo Antônio, famoso por ser considerado, o “santo casamenteiro”. 12 de junho de 1949 foi o primeiro dia dos namorados no Brasil.

Romantismo não significa dar presentes e sim ser presente. (Reprodução internet)

Na realidade, trata-se de um evento comercial, apesar de todo o simbolismo envolvente, a ideia surgiu com intuito de aquecer as vendas no mês de junho, que eram muito fracas. O fato é que muitas curiosidades rondam o dia dos namorados e vamos desenrolar algumas delas. São Valentim é o santo dos namorados, porque no ano de 270, os jovens foram proibidos de casar pelo Imperador Claudio II. Ele entendia que os jovens solteiros eram soldados melhores e como o bispo romano São Valentim não concordava com tal atitude, realizava o casamento de jovens as escondidas.

Em 14 de fevereiro é comemorado o Valentine’s Day, para homenagear São Valentim que foi decapitado nessa data. Na Idade Média esse dia também era marcado por ser o início do acasalamento dos pássaros e dizem que, os namorados da época, aproveitavam o clima para deixar mensagens amorosas na porta de suas enamoradas. No ano de 1415, foi emitido um dos cartões mais antigos que se tem notícia, o remente era Charles - Duque de Orleans, que estava preso na torre de Londres e o destinou para a sua esposa. Atualmente, o cartão se encontra exposto num museu britânico.

Os norte-americanos costumam gastar muito com cartões no dia de São Valentim, esse exagero de consumo só perde para o Natal. Aquelas fitas usadas para embalar presentes, são consideradas como um símbolo, também muito usado no dia de São Valentim, essa prática tem origem na Idade Média, quando os cavaleiros iam competir e as suas namoradas lhes davam fitas para desejar boa sorte. O hábito de dar flores é considerado o presente mais comum por parte dos homens, aproximadamente 75% deles, compram flores no dia dos namorados.

Por falar em flores... a rosa vermelha é considerada a rosa do amor, é a flor preferida de Vênus, a deusa do amor de Roma. Inclusive, o vermelho é a cor que representa o amor, está relacionada com fortes emoções e sentimentos. Pedidos de casamento no dia dos namorados também são muito comuns. Anualmente, uma média de 220 mil pedidos de casamentos são realizados pelo mundo afora, somente nesta data. E olha que incrível! Sabe o Taj Mahal na Índia? Pois é, foi um presente de dia dos namorados, construído por Mughal Imperador Shahjahan, em memória de sua mulher.

Na cidade de Verona - Itália (lar de Julieta), a Julieta Capuleto, personagem do romance “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, costuma receber milhares de cartas com pedidos de conselhos amorosos. Geralmente, esse episódio inusitado acontece especialmente no Valentine’s Day. A primeira caixa de bombons para o dia dos namorados, foi produzida em 1800 e desde então, essa iguaria deliciosa é presença garantida na comemoração de todos os casais apaixonados que existem por aí. Há quem diga que o chocolate é um poderoso afrodisíaco.

O que falar sobre o fato de que milhões de pessoas costumam presentear os seus bichinhos de estimação, justamente no dia dos namorados? E a estimativa de que, 15% das mulheres que recebem flores nessa data romântica, foram presenteadas por elas mesmas? Seria um nível muito elevado de carência!?! Não sei, só sei que essa data romântica é cercada de muitas tradições e as pessoas apaixonadas seguem se superando no quesito “surpreender” com eternas juras de amor e trocas de presentes.

@marciamacedostos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...