terça-feira, 29 de março de 2022

Salvador, a raiz de todo bem!

Hoje, 29 de março, a minha cidade, Salvador - Bahia completa 473 anos de vida e pura magia. Salvador é uma das cidades mais antigas fundadas por europeus nas Américas e em 1549 foi estabelecida como a fortaleza de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Em cada canto desse lugar é possível respirar história. Até o começo do século 19, Salvador era a maior cidade brasileira e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa - Portugal. No ano de 1808, a capital baiana se tornou a primeira sede da Coroa Portuguesa, no Brasil. Nossa cultura é muito rica e temos importantes contribuições dos africanos, asiáticos, indígenas e portugueses.

A capital da Bahia é conhecida por ser a terra da alegria e também é chamada de capital cultural do Brasil. Ela possui vários encantos, como: belas praias, monumentos históricos, uma culinária maravilhosa, atrações artísticas para todos os gostos e o maior carnaval de rua do mundo. Além de possuir riquezas na arquitetura, na cultura e na gastronomia, um ponto forte da minha cidade que arrebata os corações pela beleza e encantamento são os pontos turísticos, são várias construções históricas que nos fazem querer entender o passado, compreender o presente e construir um futuro melhor, mais justo e menos desigual. Eis algumas maravilhas da minha cidade:

Salvador de mim! (Arquivo pessoal)

Farol da Barra

Situado num lugar de beleza estonteante - a Praia da Barra, o Farol da Barra foi construído antes mesmo de Salvador ser fundada. Erguido em 1536, localizado no Forte de Santo Antônio da Barra - construção militar mais antiga do Brasil (1534). É um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador, muitos turistas o consideram como o monumento símbolo da cidade. A torre atual do farol foi instalada em 02 de dezembro de 1839 e possui 22 metros de altura. É possível visitar para conhecer a estrutura interna do monumento e apreciar a vista. Dentro do forte existe o Museu Náutico da Bahia que contém instrumentos de navegação e peças arqueológicas.

Elevador Lacerda

Símbolo da cidade de Salvador é um dos cartões postais mais conhecidos da Bahia. Foi o primeiro elevador urbano no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse modelo. O Elevador Lacerda possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura, sendo possível ter uma vista panorâmica de toda cidade. Foi inaugurado em 08 de dezembro de 1873 e liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta à Praça Visconde de Cairu, na Cidade Baixa, bairro do Comércio - onde está localizado outro ponto turístico muito importante para os baianos, o Mercado Modelo, que fica em frente ao Elevador Lacerda e possui um grande significado na nossa história.

Pelourinho

Uma das principais atrações turísticas da capital da Bahia, situado no Centro Histórico de Salvador. O Pelourinho reúne grandes riquezas arquitetônicas barrocas dos séculos passados. Ao visitar o Pelô é possível sentir na pele toda a atmosfera daquele ambiente que possui uma história viva e preservada. A origem do nome “pelourinho” vem de um instrumento de tortura usado pelos portugueses para punir os escravos. A peça era um poste feito de madeira ou de pedra com argolas de ferro na ponta para prender as mãos, onde os escravos eram castigados, sendo presos e chicoteados. Ou seja, visitar o Pelourinho é sentir um pouco desse passado tão doído. Mas, vale a pena!

@marciamacedostos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...