terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Sou canhota, e daí?

Você é destro ou canhoto? Os que são canhotos têm dificuldades? Eu sou canhota e por causa disso enfrentei alguns problemas sérios ao longo da vida e é sobre isso que quero falar. No meu primeiro ano de escola, já foi detectado que eu usava a mão esquerda para pegar no lápis e a partir daí foi organizada uma força tarefa entre a escola e os meus pais, para corrigir essa “falha”.

Canhoto, esquerdino, esquerdo, são alguns títulos dado ao indivíduo que usa mais os membros esquerdos do que os membros direitos para suas obrigações. Quem é canhoto precisa se habituar a uma realidade espelhada, que se desenvolve ao avesso e nos impõem um mundo totalmente invertido, o oposto daquele que o cérebro acredita ser o natural. Acredita-se, que superamos melhor os fatores irritantes. Será? Sei não, viu.

Precisamos nos adaptar ao mundo dos destros, mesmo que inconscientemente. (Reprodução internet)

Ser canhoto é consequência do desenvolvimento biológico do cérebro. Entre 10% e 13,5% dos humanos são canhotos, sendo mais homens que mulheres. Segundo pesquisadores, os canhotos possuem maior probabilidade de desenvolver doenças como epilepsia e esquizofrenia, porém são mais rápidos e lutam melhor que os destros, além de ter a criatividade mais aflorada. Muitos têm boas habilidades musicais e um ouvido musical absoluto.

13 de agosto é o Dia Mundial do Canhoto e tudo o que eu desejo é mais empatia conosco, porque não é nada fácil. Parece bobagem? Mas não é. Usar uma tesoura ou abridor de lata é um processo e o mouse do computador, é um desafio. Tocar violão, provavelmente só invertendo as cordas. As habilidades do lado esquerdo do corpo do canhoto, não se restringe às mãos, os pés e os olhos também são diferenciados.

Eu fui para escola com 03 anos de idade, claro que não lembro dessa época, só sei o que meus pais contam. Com o passar do tempo os problemas se intensificaram bastante e hoje tenho um histórico perturbador pelo fato de ser canhota. Na alfabetização a coisa ficou tensa, pois entraram numa onda de ter que corrigir o problema, ou seja, tentaram me forçar a escrever com a mão direita.

Dessa fase eu lembro bem, quando a professora insistia que eu usasse a mão direita para escrever. Gente, era quase uma tortura! Apesar de ter canhotos que conseguem usar a mão direita, eu conheço alguns e acho uma capacidade maravilhosa, eu não sei nem pegar corretamente na caneta e é impossível conseguir escrever qualquer coisa, mas a insistência era constante.

Além da sala de aula, em casa também, eu tinha que praticar, “me acostumar” como diziam, a usar a mão direita. Para todos, era apenas uma questão de costume, mas eu sabia que não era assim e sofria muito por não conseguir. Com o passar do tempo e nenhuma evolução, largaram de mão, mas sempre havia um ou outro comentário que me deixava muito triste.

A minha letra sempre foi muito feia, todos são unânimes em dizer isso e eu também acho. Na infância, me diziam que minhas letras só eram feias porque eu escrevia com a mão esquerda e que por isso, deveria me dedicar mais no intuito de me tornar destra. Aquilo me entristecia bastante, pois eu sabia que não podia mudar isso, já havia tentado muito, mesmo depois de saber escrever, continuei usando o caderno de caligrafia nessa tentativa.

Quando criança, sofri muito o “famoso” bullying, por parte dos colegas, naquela época, esses atos repetitivos de agressão e intimidação não eram conhecidos por essa palavra, mas o fato é que fizeram muita chacota por eu ser canhota. Me recordo de uma vez, quando uma prova foi aplicada por uma professora que não me conhecia e ela reclamou por eu estar torta na cadeira, já que o braço da mesma era do lado direito.

Aquela professora achou que eu estava tentando pescar da colega, expliquei as minhas razões e ela com dúvidas, me colocou no canto da sala, de cara para parede, provocando risos de toda turma. Aliás, até hoje, encontrar carteiras de canhoto na sala de aula é uma saga. Lembro de muitos sufocos que passei no ensino médio, na faculdade e até em provas de concursos públicos e do Enem. Gente! Isso é muito sério!

Muitas culturas tratam o canhoto como uma pessoa infeliz e maliciosa. Antigamente os canhotos eram vistos como pessoas amaldiçoadas, eram pessoas malvistas pela sociedade e o pior é que esse assunto é pouco estudado até hoje. Nas sociedades mais antigas e distintas, assim como na Idade Média era muito comum a perseguição e o preconceito social, cultural e religioso contra os canhotos.

Num passado bem recente, muitas crianças canhotas eram obrigadas a aprender a escrever com a mão direita. Em alguns lugares, o uso da mão esquerda foi condenado, durante muito tempo, os canhotos precisavam brigar contra a própria natureza, pois só era ensinado a escrever com a mão direita. Atualmente, o uso da mão esquerda é considerado como algo normal, mas é necessário um árduo processo de adaptação, pois o mundo é pensado para as pessoas destras.

@marciamacedostos

2 comentários:

  1. Nossaaa... nunca parei para pensar nas dificuldades que é ser canhoto. Pra mim era algo tão simples e natural, mas diante do seu texto pude analisar e percerber que realmente é um desafio e tanto ser canhoto. Tem até um ditado infeliz que diz que quem é canhoto é contra Deus. Enfim, cada qual com suas particularidades, devemos respeitar sempre e procurar ter mais empatia ao invés de julgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa situação é pouco divulgada, mas as dificuldades existem. É necessário ficar de olho nas crianças canhotas, para ver o que passam no seu dia a dia escolar.

      Excluir

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...