terça-feira, 24 de novembro de 2020

A arte de bordar

O bordado é uma maneira de produzir, seja a mão ou a máquina, diversos modelos de arte. Para isso é possível utilizar vários tipos de ferramentas como agulhas, linhas, tintas, uma variedade de fios: de algodão, de lã, de linho, de mental, de seda, etc. A utilização desse material mais uma dose de interesse e paciência, possibilitam a formação dos mais variados desenhos.

Consigo me expressar através do bordado em ponto cruz. (Arquivo pessoal)

Ao desenvolver a prática do bordado, a gente aprende a relaxar e a se expressar. Eu aprendi a bordar o ponto cruz há muito tempo e foi por acaso, antes disso, eu não imaginava que poderia ser capaz de fazer trabalhos manuais tão delicados. Sou uma pessoa bastante ansiosa e inquieta, mas quando estou bordando, sou tomada por uma tranquilidade incrível que me transforma.

Mesmo sem muita experiência no assunto, consegui bordar em ponto cruz, uma parte do enxoval dos meus sobrinhos e bem antes disso, também bordei, só que de uma forma bem mais simples, parte do enxoval do meu filho. Como tudo na vida, com a prática da arte, consegui aprimorar e adquirir mais experiência e expertise, assim os últimos bordados que fiz, apresentam um maior nível de perfeição.

Conheço pessoas capazes de desenvolver e produzir artesanatos maravilhosos e perto delas, eu só faço o básico, até porque, para fazer qualquer tipo de arte é preciso muita dedicação, tempo e estudos através de cursos em áreas relacionadas a cada arte específica. O Brasil é um país rico na cultura artesanal, em cada canto desse país existem pessoas que fabricam arte das mais diversas e improváveis matérias-primas.

O Nordeste Brasileiro é uma região que tem o artesanato como carro-chefe de sua economia, juntamente com o turismo que também é muito importante para o nosso território. Trata-se de uma demonstração artística e cultural muito expressiva. Essas práticas manuais recebem influências de diversos povos, sendo que as ferramentas, as peças, as técnicas e os materiais usados são muito diferentes entre os estados nordestinos.

O Nordeste é maior do que qualquer preconceito. (Reprodução internet)

Boa parte do artesanato da região Nordeste é produzido com matérias-primas que são extraídas da fauna e flora nativas, como bambu, barro, cera, cipó, conchas, couro, fibras, madeira, palha, pedras, sementes, entre outros, os recursos naturais são utilizados das mais variadas maneiras. Mesmo com toda essa diversidade, os bordados e as rendas se destacam como sendo as expressões artísticas mais valorizadas da cultura nacional.

Os artesanatos nordestinos se destacam, principalmente por causa dos elementos usados e pela forma como são produzidos, com uma diversidade de técnicas manuais surpreendentes. Os artesãos dessa região apresentam as suas tradições com muita criatividade, habilidade e encantamento, ressaltando as histórias e os costumes locais. Com estilo próprio e muito rico, a região conta a sua história e cultura para o Brasil e o mundo.

Atualmente, a confecção de rendas e bordados é uma indústria regional brasileira, sendo produzida quase em sua totalidade por mulheres e encantam por causa da beleza, das cores, riqueza de detalhes, além do caráter artesanal e exclusivo. O artesanato do Nordeste é um dos principais responsáveis pela movimentação da economia local, além de gerar mais emprego e renda para a comunidade em geral.

O estado da Bahia se destaca por reunir criatividade, técnica e valor cultural em seu artesanato, é uma grande mistura de variados produtos, que resulta na magnífica expressão da identidade do povo baiano. Alagoas e Maranhão se destacam por artesanatos produzidos com palha, peças feitas com cerâmica e bordados que utilizam o linho branco como base.

Ceará, Pernambuco e Piauí produzem diversas peças na cerâmica, além dos lindos objetos de barro, sem falar nas imagens e souvenires feitos de forma totalmente artesanal. Paraíba e Sergipe produzem incríveis mercadorias feitas com os mais variados tecidos e o Rio Grande do Norte ganha destaque por causa das suas areias coloridas, que servem de base para produzir uma variedade de utensílios.

Se você não conhece, venha conhecer; se já conhece, venha repetir a dose e se deliciar com as maravilhas da minha terra, garanto que não vai se arrepender. Nossa região é linda, nosso povo é acolhedor e a nossa cultura é maravilhosa e deslumbrante. Agora, chegue de boa! Xenofobia aqui não! Afinal somos fortes, corajosos, fascinantes e temos um orgulho extraordinário de ser nordestino. E viva a nossa diversidade!

@marciamacedostos

2 comentários:

Velha não, experiente!

Muito tempo sem postar por aqui e nesse período muita coisa aconteceu, algumas boas outras ruins, nada fora do normal, são apenas as conseq...